sexta-feira, 31 de julho de 2009

Racismo e Xenofobia


Normalmente o termo xenofobia é utilizado para designar a aversão a pessoas e coisas estrangeiras, mas o seu conceito é muito mais amplo do que isso.

Apesar da confusão em sua aplicação, a xenofobia pode provocar preconceito, sim, mas é bom deixar claro que nem todo tipo de preconceito tem sua origem em uma fobia.



Nos Estados Unidos e na Europa, em especial, o crescimento do número de imigrantes, principalmente dos oriundos do Terceiro Mundo, tem despertado o ressurgimento de movimentos nacionalistas de cunho racista (os grupos que se auto-intitulam neonazistas).

O ódio ao estrangeiro e o racismo crescem rapidamente no mundo globalizado. A concorrência no mercado de trabalho tem sido usada como argumento para justificar a discriminação de imigrantes nos países ricos. Mas não é a única.



Essas manifestações também devem ser analisadas sob um olhar que considere as variantes sociais, políticas e econômicas do país onde esse tipo de sentimento ganha maior dimensão.

Grupos extremistas unem a xenofobia à intolerância contra as minorias (negros e homossexuais) e praticam atos de extrema violência. É o caso dos skinheads (cabeças raspadas), na Alemanha.


Pra finalizar, é contraditório, mas muitos estrangeiros ao se sentirem rejeitados e excluídos, por seu lado, também negam qualquer tipo de assimilação cultural e se estabelecem em guetos, onde se agarram a unhas e dentes às tradições de sua pátria natal.

Seria também uma forma de recusa ou apenas proteção?




3 comentários:

  1. otimo ,vai ate p/ meu trabalho

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a matéria lhe foi útil.

    Apareça sempre.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim tbm..ajudo muito preciso fazer um trablho assim...agora ja sei da onde pegar.Vai uma sugestão falar sobre mais coisas assim sabe que as pessoas gostam de debater...que vai ser legal..e quem escreveu isso acho que tem uma boa cabeça pra escrever mais...

    ResponderExcluir