quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Regionalização da Europa


Existem diferentes formas de se regionalizar o continente europeu, pois os critérios utilizados variam conforme o objetivo da análise.

Por exemplo, se formos considerar a localização geográfica ou os aspectos econômicos, dividiremos o continente em: Europa ocidental, Europa setentrional, Europa centro-oriental e Europa meridional (também chamada de Mediterrânea).

Já de acordo com os critérios políticos, a divisão é oriunda da bipolaridade decorrente da modificação espacial resultante do fim da Segunda Guerra Mundial e é feita da seguinte forma: Europa ocidental e Europa oriental (o termo Leste europeu ainda hoje é usado).

Vale ressaltar que, com o fim da Guerra Fria, a divisão da Europa em duas partes distintas, uma capitalista (o oeste) e outra socialista (o leste), essa classificação já não é tão utilizada, já que muitos países que integravam o antigo bloco soviético atravessam agora um período de transição entre os dois sistemas.

Portanto, muito cuidado para não cair em armadilhas, pois não basta dar uma olhada no mapa para você achar que já sabe quem é quem no continente europeu. É preciso observar mais do que isso.

Neste mapa você vê em detalhes a divisão que considera os aspectos de ordem econômica e espacial.

Aqui, a regionalização se baseia na clássica divisão Leste-Oeste

26 comentários:

  1. pode expricar oque é:europa ocidental,Europa setentrional,Europa centro-oriental e Europa meridional.

    ResponderExcluir
  2. Eu explico.

    Europa Ocidental é a porção oeste do continente europeu, a região considerada como a mais desenvolvida; Europa Setentrional é a parte norte, que conta com países como Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia; Europa Centro-Oriental, como o nome já diz, pega o centro e o leste da Europa, abrangendo os países do antigo bloco socialista; Europa Meridional (ou Mediterrânea), fica no sul e tem países como Portugal, Espanha e Grécia.

    Atenção no que falei ali em cima quanto aos critérios utilizados. Só para citar um exemplo, A França é considerada como pertencente à Europa Ocidental, mas, geograficamente, não seria nenhum absurdo você visualizar um mapa da Europa e "enxergá-la" na Europa Meridional.

    Espero que a sua dúvida tenha sido esclarecida.

    ResponderExcluir
  3. Alguém poderia me dizer algumas curiosidades da europa centro oriental?
    Preciso isso para hoje....

    ResponderExcluir
  4. Sou um estudante, gostaria de saber alguma coisa sobre a população na Europa, entende-se ser uma população mais velha, pela sua expectativa de vida estar aumentando. Gostaria de entrar neste tema visando um aprofundamento!
    Obrigado pela antenção!

    ResponderExcluir
  5. nossa seu blog e maximo adorei me ajudo muito no meu trabalho de geografia.bijos muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  6. eu nâo entendi nada!ok

    ResponderExcluir
  7. Apesar de eu ter procurado simplificar ao máximo a minha explicação, não tem problema, não é nenhum pecado você não ter compreendido o texto.

    De qualquer jeito, é só falar que, se puder, te ajudo, ok?!

    ResponderExcluir
  8. Essas informações ajudaram-me a fazer meu trabalho sobre a Europa. Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Oi. Gostaria de saber sore as regionalização da Europa, que é dividida em oito partes. Poderia informar? Tô precisando. Aguardo resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. CEI : COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
      A INTENÇÃO ERA CRIAR UMA FEDERAÇÃO NO LUGAR DO ANTIGO REGIME AUTORITARIO SOVIETICO.

      Excluir
  11. A CEI (Comunidade dos Estados Independentes), herança da extinta URSS, merece um capítulo à parte e é mais um caso que poderia ser considerado dentro das diferentes formas de regionalização da Europa.

    Da mesma forma, considerando toda essa dinâmica, não é nenhum mistério que a crise econômica que atinge os países da zona do euro provocará uma reorganização do espaço geográfico europeu.

    ResponderExcluir
  12. alguém me ajuda? Queria saber porque a Grécia, a Espanha e Portugal entraram na UE.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de toda a diversidade existente no continente europeu, depois da maciça injeção de capitais que os países mais ricos fizeram em Portugal, Espanha e Grécia, como forma de minimizar as desigualdades de nível de desenvolvimento, de maneira bem simples, mais países membros, maior abrangência da UE, maior mercado consumidor, maior integração econômica e por aí vai.

    ResponderExcluir
  14. Leia mais aqui:

    http://geografiaetal.blogspot.com.br/2012/05/as-razoes-da-crise-grega.html

    ResponderExcluir
  15. oi, poderia postar algum mapa da divisão das Europas por favor, não acho em lugar nenhum...

    ResponderExcluir
  16. Assim que encontrar um, disponibilizo no blog.

    ResponderExcluir
  17. quais fatores criaram a divisão que propoe paises do norte e paises do sul?
    Urgente!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. A localização geográfica, o quadro socioeconômico, características étnicas e culturais, entre outro. Como está descrito no texto acima.

    ResponderExcluir
  19. Oi estou precisando de algumas respostas alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir
  20. preciso saber quais sao os dois criterios mais usados para regionalizar a Europa
    O que o fisiografico e o politico economico agrupa na regionalizacao da Europa???

    ResponderExcluir
  21. Me ajudem
    É sobre a guerra fria
    Outra regionalização do continente europeu basea-se no critério econômico da industrialização

    ResponderExcluir
  22. Olá sou estudante e gostava que me explicasse o que é a Cultura ocidental europeia. Porque existem países não pertencentes a europa que fazem parte da Cultura ocidental? Porque é que há uma subdivisão na Cultura Ocidental pra Cultura ocidental europeia?
    obrigada

    ResponderExcluir
  23. Em primeiro lugar, pense no meridiano de Greenwich separando os hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste). Considerando que os Estados Unidos se localizam no lado ocidental e que são os principais difusores da dita cultura, acredito que fique mais fácil para você entender como é feita essa divisão.

    No caso da Europa, além da localização geográfica em si, a diversidade que caracteriza o continente e os aspectos históricos é que influenciam na definição de tal critério.

    ResponderExcluir