terça-feira, 20 de outubro de 2009

A População da Ásia


A Ásia é o continente mais populoso do mundo com 3,95 bilhões de habitantes (pouco mais de 60% da população mundial).

A China e a Índia são os países com as maiores populações de todo o planeta, somando atualmente mais de 2,3 bilhões de habitantes.



Políticas de controle demográfico:

O controle da natalidade é uma prática comum em muitos países asiáticos. Na China, o governo estipulou a norma de um filho por casal no meio urbano e dois no meio rural, caso o primeiro seja menina. Já na Índia, foram criados programas de conscientização e de planejamento familiar. Em ambos os casos o objetivo principal é a redução do crescimento demográfico.

O controle da natalidade na China é feito a partir da política do filho único, onde um casal só pode ter um filho. Com isso, as autoridades visam controlar o número de habitantes da China.


O problema se deve ao fato de as famílias chinesas preferirem os filhos homens, já que cabe a eles a obrigação de sustentar os pais na velhice, enquanto as filhas se afastam do núcleo original ao se vincular à família do marido. A preferência pelo sexo masculino é reforçada pela expansão do mercado de trabalho capitalista, que proporciona uma remuneração média mais alta aos homens que às mulheres, em contraste com o nivelamento salarial implantado pelo comunismo, em decadência. Também é comum mulheres fazerem uma seleção do sexo do bebê pelo pré-natal ou ultra-som, abortando no caso de ser uma menina ou abandonando-a logo após o parto.


Crescimento demográfico e desigualdades sociais:

Os fatores que colaboraram para o crescimento demográfico acelerado na Ásia foram:

• As elevadas taxas de natalidade.

• A redução dos índices de mortalidade, graças à melhoria das condições de higiene, ao maior acesso ao saneamento básico e também à ampliação do atendimento médico-hospitalar.

Por outro lado, a má distribuição de renda pode ser observada através dos expressivos indicadores de mortalidade infantil, na reduzida expectativa de vida, nos altos níveis de analfabetismo e também no modesto poder aquisitivo de grande parte da população asiática.

Os países que se destacam no aspecto positivo são Japão (Extremo Oriente) e Israel (Oriente Médio), onde quase que inexiste o analfabetismo.



Além de ser o maior continente do mundo, cinco dos dez países mais populosos do mundo são asiáticos (os outros são Estados Unidos, Brasil, Nigéria e Rússia).

Segue abaixo uma lista com as dez maiores populações de toda Ásia.

  1. China: 1.353.601.000 habitantes
  2. Índia: 1.258.351.000 habitantes
  3. Indonésia: 244.769.000 habitantes
  4. Paquistão: 179.951.000 habitantes
  5. Bangladesh: 152.409.000 habitantes
  6. Japão: 126.435.000 habitantes
  7. Filipinas: 96.471.000 habitantes
  8. Vietnam: 89.730.000 habitantes
  9. Irã: 75.612.000 habitantes
  10. Tailândia: 66.720.153 habitantes
Vale lembrar que a Rússia, país euroasiático, possui uma população de 138.739.892 habitantes. Apesar de a maior parte de seu território estar localizada na Ásia, não a inclui na lista acima porque é em sua porção europeia que se concentra seu maior contingente populacional.

Já a Turquia envolve uma situação bem peculiar. Mesmo com 93% de suas terras na Ásia e apenas 7% na Europa, sua população de 74.509.000 habitantes a colocaria como o 10º país mais populoso do continente.

Porém, se considerarmos que a sua maior e principal cidade, Istambul (a capital é Ancara), com 13.120.596 de habitantes, é a única de todo o mundo situada em dois continentes, da mesma forma que essa nação de localização estratégica vem passando por um processo de "ocidentalização", essas particularidades, que não significam um rompimento com os vínculos históricos com o Oriente, me fizeram optar não por deixá-la de fora da relação, mas sim considerá-la como um caso totalmente à parte de um país que se "moderniza" sem perder a sua identidade cultural.

  • População da Ásia: 4.227.067.000 habitantes.
  • Área: 43.810.582 km².
  • Densidade demográfica: 96,48 hab./km².
Atualizado em 04 de novembro de 2012

33 comentários:

  1. esse blog e o melhor q ja pesquisei sobre a asia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade esse é o melhor !

      Excluir
    2. Melhor é muito, mas tento fazer a minha parte.

      Excluir
  2. Obrigado, Ruan.
    É exatamente por comentários como o seu que me sinto estimulado a procurar sempre aperfeiçoar mais e mais o Geografia e Tal.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente o q eu estava a procura, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Blz,tenho 14 anos,e tenho um trabalho de geografia sobre esse assunto.Este blog tem exatamente aquilo que eu prescisava.Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado esse foi um dos melhores saites que eu vi e ajudou muito no meu trabalho de geografia muito obg

    ResponderExcluir
  6. esse saite foi um dos melhores que eu vi sobre a asia quem fes esse saite capricho eu tenho 14 anos e esse saite me ajudou muito para concluir meu trabalho de geografia que eu estava presisando de nota muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. muito bom...bem resumido e objetivo.
    exatamente o que eu precisava!
    vlw ;)

    ResponderExcluir
  8. eu adorei!muito legal e resumido$#!*&♥♥♥♥♥♥♥
    ass:ELAINE$

    ResponderExcluir
  9. muito bom esse trabalho de geografia isso mesmo que eu queria. obrigado.

    ResponderExcluir
  10. gostei, meu livro de geo n tinha oque eu presisava ´para a prova oq é um absurdo pq agnt paga bem caro por eles mas ainda bem q tinha esse site pra me ajudar a estutar para a prova trimestra vlw!!!bjbj

    ResponderExcluir
  11. Você fez ótimas comparações com a natalidade tenho apenas 14 anos e aprendi mais lendo esse texto do que com a minha professora explicando ! Muito Obrigada ! (^.^)

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz por você ter entendido, mas tenho certeza que a sua professora explicou direitinho sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  13. Ficou EXCELENTE, O CONTEÚDO FICOU IGUAL AO QUE EU TRABALHEI EM SALA DE AULA !!!

    ResponderExcluir
  14. Encaro a sua fala como um elogio. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Tudo que eu precisava, estava aqui!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Gabriel,

    Fico feliz por poder ter te ajudado.

    ResponderExcluir
  17. beem boom o site paaarabeens (;

    ResponderExcluir
  18. Ótimo conteúdo, direto e bem específico.
    Explicou legal sem deixar o assunto chato!
    Parabéns e continue fazendo esse trabalho muito bom,
    porque é certo que muitos que leem e avaliam seu
    blog como bom, assim como usam de seu conteúdo não
    comentam sempre, mas tenho certeza, só pelo conteúdo que
    li, que são muuuuuitos!
    Mais uma vez parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Luciara,

    Fiquei imensamente feliz com as suas palavras. É exatamente esse tipo de comentário que nos dá ânimo para continuar a seguir em frente.

    Obrigado mesmo e espero que você apareça sempre.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Esse blog é muito bom , informou tudo o que eu precisava de um jeito interessante. parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Ótimo blog! Me ajudou bastante no entendimento da matéria.

    ResponderExcluir
  22. vlw! me ajudou bastante no trabalho de geografia para escola

    ResponderExcluir
  23. me ajudou muito no meu trabalho:)

    ResponderExcluir
  24. cara adorei esse site
    tem muitas coisas interessantes e tava precisando fazer um trabalho sobre isso

    ResponderExcluir
  25. muito bom esse site vlw pela ajuda

    ResponderExcluir