sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A economia do continente asiático



A atividade agropecuária e a exploração dos recursos naturais são fundamentais para a economia asiática, principalmente para os países subdesenvolvidos do continente.

Muitos desses países praticam a plantation e realizam a atividade agrícola com pouca tecnologia e mecanização.

Quanto à pecuária, essa atividade é exercida de forma extensiva, isto é, com o gado solto no pasto.

Já com a criação de aves em grandes quantidades, após o surgimento do vírus da gripe aviária, em 2004, levantou-se a questão da precariedade da saúde pública e da falta de assistência técnica como uma perigosa ameaça para a alimentação e a sobrevivência da população asiática.




A exploração e a industrialização dos recursos minerais têm um papel estratégico na economia dos países asiáticos.





A região do Oriente Médio responde por cerca de 60% das reservas mundiais de petróleo.


O crescente interesse chinês no continente africano está diretamente relacionado à existência de jazidas minerais na África e também à voracidade dos asiáticos por recursos naturais e matérias-primas. Tudo isso como instrumento de sustentação para que se mantenham as constantes taxas de crescimento econômico registradas ano após ano na China.


Israel, Japão e Coréia do Sul são os países mais industrializados do continente asiático.

Esses três países se caracterizam por uma presença significativa de mão-de-obra especializada e também pelo uso intenso de tecnologia de ponta nas diversas etapas do processo produtivo, com destaque para os setores de informática, robótica, eletroeletrônicos e automobilismo.

Além desses, outros países vem se sobressaindo no decorrer das últimas décadas, tais como: Taiwan, Cingapura, Hong Kong, além da própria China e da Índia, Malásia, Tailândia, Indonésia e Filipinas.




28 comentários:

  1. Fico maravilhada com tamanha mão-de-obra deste outro mundo.Mas gostaria de saber um pouco mais sobre sua economia, digo, de toda Ásia.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. para mim foi uma maravilha esse texto
    contem o necessario e tambem nao e extenso

    ResponderExcluir
  3. para mim esse texto foi o que eu presisasa para fazer un trabalho na diciplina de geografia

    ResponderExcluir
  4. gostei muito bastante interesante
    poor frãan:)

    ResponderExcluir
  5. um ótimo texto para eu poder estudar!! :D

    ResponderExcluir
  6. muito bom ajudou muito no meu trabalho *-*

    ResponderExcluir
  7. valeu aí cara!! ajudou bastante no meu trabalho!!

    ResponderExcluir
  8. Essa pagina é otimo para pesquisas

    ResponderExcluir
  9. Cara mto bom, consegui fazer meu trabalho pra geografia resumidinho, mto bom...

    ResponderExcluir
  10. Achamos muito bom os textos,porque nos ajudou muito na nossa tarefa de Geografia...

    De:Colégio Estadual Americo Antunes
    Aluna:Gabriela Geovana e Ákila Souza

    ResponderExcluir
  11. Gabriela e Ákila,

    Obrigado e fico satisfeito por ter lhes ajudado.

    Espero que vocês retornem mais vezes.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. enteressante e muito satisfatorio amo a geografia ass:dany agrestina-pe

    ResponderExcluir
  13. A geografia faz parte do dia-a -dia de nossa existência por isso ela eé importantissima ... até nossso corpo lá esta AGEO. OBRIGADA POR NOS AJUDAR .

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!! me ajudou muito.Parabéns, ótimo texto: com imagens, e resumido mas, muito bem explicado ;)

    ResponderExcluir
  15. eu gostei pois com conheci mais um pouco mais sobre a cultura desse povo...xD

    ResponderExcluir
  16. Muito boa essa página, quem à elaborou é um boa pessoa, essa página me ajudou muito... :)

    ResponderExcluir
  17. adorei tudo estes textos sao maravilhosos nao sao estensos e esplicao com uma riquesa de detalhes inimaginaves adorei

    ResponderExcluir
  18. texto muito bom,me ajudou muito... obrigado

    ResponderExcluir
  19. me ajudou em meu trabalho

    ResponderExcluir
  20. OI,GOSTEI MUITO ,ESSE TEXTO E MUITO BEM RESUMIDO, PARABÉNS E OBRIGADO ERA TUDO QUE EU PRECIZAVA BJS,NATALICE;DO ESCOLA SAO VICENTE




    NATALICE

    ResponderExcluir
  21. Obrigada,estava precisando de figuras!!
    Adorei seu site,tem bastante conteúdo!!
    Me ajudou mesmo!
    Bjs...



    Melly

    ResponderExcluir
  22. Parabens!!
    Esse resumo ficou Otimo!!

    ResponderExcluir
  23. Muito bom.. Me ajudou bastante em meu trabalho de Geografia!
    "Parabéns pelo resumo"

    #Dalyla#

    ResponderExcluir
  24. Em tese, sim. Por outro lado, como a postagem é de 2009 e precisa mesmo ser atualizada, seria interessante você procurar dados mais recentes para confrontar com os que encontrou aqui.

    ResponderExcluir