domingo, 13 de junho de 2010

Chico Bento: Campo ou Cidade?


Boas ideias são sempre bem vindas no Geografia e tal. E como um dos princípios deste blog consiste em partilhar e divulgar novidades ou coisas do gênero que possam vir a enriquecer o trabalho de quem está ligado ou simplesmente gosta de Geografia, depois de falar sobre o Os Sem Floresta, achei interessante postar mais uma matéria que envolve filmes de animação.

Desta vez, os vídeos escolhidos são do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza, que servem como um excelente recurso para se trabalhar alguns conceitos (como você pode ver na quantidade de marcadores no pé desta página), entre eles as questões do espaço rural e do espaço urbano.

Como eu acredito que o conhecimento não deve ser algo fechado ou restrito a determinados círculos, nada melhor do que usar a poderosa ferramenta que é a internet para criar um espaço que estimule o debate e a reflexão, que promova a troca de experiências, abra caminho para sugestões e que, acima de tudo, seja um instrumento que facilite e disponibilize o acesso à informação.

Assisti a esses dois desenhos em uma das oficinas de capacitação oferecidas pelo governo do Paraná a seus professores. É claro que não basta apenas “passar os filmes” como uma forma de distração ou entretenimento. É preciso toda uma preparação para não se fugir do contexto do que está sendo discutido.

E o mais importante. Todo o cuidado é pouco para não se reproduzir conceitos já estabelecidos ou para não se cair na armadilha de estereotipar (dê uma olhada no marcador estereótipos) estilos de vida tão distintos.

Só para fazer uma comparação, se nós, profissionais da educação que enfrentamos as mazelas do dia-a-dia escolar, muitas vezes torcemos o nariz para certos discursos academicistas “salvadores da pátria” de quem sequer conhece a realidade de uma sala de aula e nos culpa pela falta de resultados mais produtivos ou satisfatórios, sabemos como ninguém dos anseios e necessidades de nossos alunos, não podemos deixar de valorizar a importância do conhecimento empírico do homem do campo, que, com um simples olhar, é capaz de fazer uma observação precisa sobre o comportamento da natureza.

Pra finalizar, só uma coisa a destacar. Não se esqueçam que, mesmo com tantas diferenças, existe uma forte relação de interdependência entre campo e cidade, cada vez mais próximos, e que devemos respeitar as peculiaridades inerentes a cada lugar, com sua riqueza cultural e identidade própria, e, acima de tudo mostrar o que cada um tem bom ou ruim.

Na Roça é Diferente

video

Chico Bento no Shopping

video

2 comentários:

  1. Olá.
    Venho por meio deste convidar-te a participar do 'Top Blog da Semana' do site 'TOP BLOG ws'.
    PRÊMIO: Espaço de publicidade em um blog de qualidade. Cadastre seu blog e concorra.
    http://videosincriveis.ws/topblog

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. although I think it´s vety nice english monica understand portuguese and also is very cool. i love chico bento♥

    ResponderExcluir