sábado, 19 de março de 2011

Que horas são? AM ou PM?


Vamos deixar as tragédias um pouco de lado e falar sobre algo que move o espírito humano, a curiosidade. Desta feita, a dúvida surgiu diretamente dos assentos escolares e me inspirou a escrever, de forma breve, esta matéria.

Pode até parecer besteira para muitas pessoas, mas existe muita gente que não sabe o significado das letrinhas AM e PM nos mostradores dos relógios, celulares e computadores.

Noutro dia, dando uma aula sobre fuso horário, fui falando sobre as convenções estabelecidas pelo homem e percebi que o interesse da turma aumentou quando toquei neste assunto. É claro que, por dedução, a garotada até sabia que depois do meio-dia o AM dava lugar ao PM, mas a razão e o quê aquelas letras queriam dizer, aí sim, é uma outra história.

Na verdade, AM e PM são abreviações de expressões de origem latina e servem para identificar a hora, de acordo com a divisão do dia em 12 ou 24 horas. O AM e o PM significam, respectivamente, "Ante Meridium" e "Post Meridium", isto é, antes e depois do meio-dia (em inglês, "before midday" ou “after midday").

 Utilização do AM e PM nos Estados Unidos

A adoção desse princípio varia de acordo com o país ou sua cultura, mas vale lembrar que não é correto usar 12 AM ou 12 PM. O AM começa imediatamente depois da meia-noite e o PM passa a contar logo após o meio-dia.

Por exemplo:

00:00:01 AM

12:00:01 PM

Obs.: o “zero-um” representa o primeiro segundo.

 No Brasil usamos a divisão do dia em 24 horas

Mais exemplos:

2:00 AM = 2:00 h (duas da madrugada).

2:00 PM = 14:00 h (duas da tarde)

Será que a placa abaixo poderia provocar algum tipo de confusão na sua interpretação? Até que sim, desde que você não soubesse que se trata de um atendimento específico pela internet

16 comentários:

  1. Sempre fiz confusão com o horário em 24 horas (sempre confundo por exemplo 14h com 4h da tarde) e também não sabia do significado do AM e PM. Mas agora que sei o que essas letrinhas significam vou deixar meu celular no formato 12 horas, que facilita bastante. Valeu pelo post prof. Márcio.
    :D

    ResponderExcluir
  2. Essa confusão é muito mais comum do que você possa imaginar. De qualquer modo, fico feliz por ter te ajudado a conhecer o significado de AM e PM.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Valeu outro dia um gerente de uma empresa me convidou pra eu trabalhar com eles em FULL-TIME, eu perguntei ele disse os dois expediente, e agora com esse esclarecimento melhou mais meus conhecimentos, obrigado pelo AM-PM

    ResponderExcluir
  4. Você se confundiu no trecho " O AM começa imediatamente após o meio-dia e o PM começa logo depois da meia-noite." É o contrário, o AM começa imediatamente após a meia-noite e o PM começa imediatamente após o meio-dia, de acordo com os próprios exemplos que você colocou:
    "Mais exemplos:

    2:00 AM = 2:00 h (duas da madrugada).

    2:00 PM = 14:00 h (duas da tarde)"

    ResponderExcluir
  5. É verdade. Ato falho, devidamente corrigido, que passou sem ser percebido. Obrigado por ter me alertado por tal equívoco.

    ResponderExcluir
  6. Idiota, nao se postam as coisas na internet sem ter certeza.

    ResponderExcluir
  7. Até pensei em lhe dar uma resposta à altura de sua imbecilidade, mas acho melhor nem perder o meu tempo com quem se esconde atrás de um anonimato. Afinal, será que sou eu o idiota?

    ResponderExcluir
  8. nao sabia o que era am e pm nas horas mas agora sei

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, não sei porque o Brasil adotou o padrão 24 horas. Muito raramente se vê alguém falar: São 18 horas e sim são 6 da tarde. Na prática, se le 18h como 6 da tarde.

    Existe uma confusão natural entre 12 AM e 12 PM. Atualmente existe um certo consenso para adotar 0 AM para meia-noite e 12 PM para meio-dia.

    Eu mesmo adotei o AM-PM nos meus relógios e no meu dia-a-dia. Mas não leio 7 PM e sim 7 da noite, como nos países da América Latina

    ResponderExcluir
  10. Pois é, Peter, tirando as situações em que a formalidade exige o uso do padrão de 24 horas, este é mais um daqueles casos em que adaptamos as convenções à praticidade.

    ResponderExcluir
  11. Agora entendi porque minha TV nunca desperta a hora que coloco
    desperta só a noite kkkk
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. obrigado sempre tive muita confusão em entender o significado mais agora eu acabei entendendo melhor

    ResponderExcluir
  13. Não há motivos para agradecimentos. Só procurei elucidar uma dúvida que, de tão corriqueira, muitas vezes não nos damos conta da confusão que ela pode provocar.

    ResponderExcluir
  14. QUAL A DIFERENÇA ENTRE A.M E P.M

    ResponderExcluir