segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Diferença entre populoso e povoado

Hora do rush em Tóquio, Japão

Uma dúvida muito comum que surge quando o assunto é população diz respeito à diferença que existe entre os termos populoso e povoado.

Antes de mostrar a forma pela qual ilustro a minha explicação, vejamos os seus significados.

  • Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.
  • Povoado (população relativa): refere-se à distribuição da população pelo território, isto é, a sua densidade demográfica, ou número de habitantes por quilômetro quadrado (km²).
Depois dessa apresentação, para facilitar a compreensão do que é a densidade demográfica, a minha exemplificação se divide em duas partes.

Na primeira, costumo partir do local e confrontar duas áreas próximas (bairros ou municípios vizinhos), uma composta só por casas e outra por edifícios de apartamentos.


E para que os alunos visualizem quantas pessoas habitam cada 1 km² destacado, dependendo da criatividade do interlocutor, essas duas áreas podem ser representadas por quadras ou quarteirões.

Shinjuku, Tóquio, com o Monte Fuji ao fundo

A partir daí costumo utilizar um outro artifício para melhor me fazer compreender: a comparação entre Brasil e Japão - mesmo que a matéria trate de outras regiões do planeta.

Vamos ao exemplo:

Brasil: país populoso (190.755.799 habitantes), que, devido ao fato de apresentar uma ocupação irregular, não pode ser classificado como povoado. Dos 8.502.728,269 km² do território nacional, a maior parte da população brasileira está concentrada em uma faixa que se estende do litoral até 1.000 km em direção ao interior.


Japão: populoso (126.955.411 habitantes) e densamente povoado, pois a sua população ocupa intensamente a reduzida área de 377.801 km² do país asiático.


Para finalizar, dividindo o número de habitantes de cada país por sua respectiva área, chegamos à densidade demográfica, que corresponde aos seguintes resultados:

Brasil: 22,43 hab./km²

Japão: 336,037 hab./km²

É claro que, se pegarmos diferentes regiões brasileiras, como o Norte e o Sudeste, perceberemos que os valores serão outros, o que revela a desigualdade da distribuição populacional no decorrer de todo processo de formação do nosso território.

 Centro de São Paulo

Mesmo sendo maior em termos espaciais, a Região Norte, com uma dimensão de 1.604.852 km² (correspondendo a 18,9% do território nacional) tem cerca de 12 milhões de habitantes e é bem menos populosa e povoada do que o Sudeste, que conta com uma área de 927.286 km² (10,6% do território nacional) e uma população de cerca de 77 milhões de habitantes.

Norte do Brasil

Como exercício, faça você mesmo o cálculo da densidade demográfica das duas regiões brasileiras citadas.

 Vista aérea da imensidão da capital japonesa

Para finalizar, no caso do Japão, vale lembrar que a Terra do Sol Nascente apresenta níveis consideráveis de apropriação de seus domínios e um elevadíssimo grau de urbanização, como já foi mostrado em outra oportunidade através de fragmento da crônica de Luis Fernando Veríssimo intitulada Traçando o Japão.



A abrangência e as diferentes linhas do shinkansen, o trem bala japonês

41 comentários:

  1. Ah, minhas aulas de geografia... :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei *-*
    Tenho prova de Geografia amanhã, e isso me ajudou pra caramba!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Passo horas lendo seus textos. Adoro-os!!! A propósito, você já escreveu um livro? Este texto será indicado no meu blog...

    ResponderExcluir
  4. E eu que pensei que a minha fã nº1 tinha me abandonado... Sobre o livro, não sei se tenho todo esse talento, mas quem sabe no futuro?

    Afinal, já fiz duas filhas lindas e plantei um pé de acerola que carrega que é uma maravilha.

    Mais uma vez, Cida, obrigado mesmo por todo o seu carinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei muito interessante

      Excluir
  5. Gostei muito! Me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Prof. Márcio,
      Desculpe entrar como anônimo, mas não tenho conta Google.

      Entendi o a diferença entre populoso e povoado, mas o que não consegui compreender é quando um lugar é considerado populoso? Existe um parâmetro, uma quantidade população inicial?
      Muito obrigado.

      Henrique Munhoz

      Excluir
    2. Caro Henrique,

      Apesar de alguns considerarem que um país populoso é aquele que possui mais de 50 milhões de habitantes, é sempre bom lembrar que não podemos nos basear em apenas um critério de análise, pois alguns dos países apontados como os de maior população do mundo estão abaixo de tal número.

      Abraços!

      Excluir
  7. eu amei mais uma vez vc é 10, graças a vc eu vou tirar um 10 nessa minha pesquisa
    muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Não precisa agradecer. É um prazer poder ajudar.

    ResponderExcluir
  9. prova de Geografia amanhã,e eu tava sem saber nada, perdi a explicação ..e com certeza oque eu li me ajudou muito :D

    ResponderExcluir
  10. Espero que você tenha feito mesmo uma ótima prova.

    ResponderExcluir
  11. duvida tirada, texto muito bem detalhado, gostei parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Amanhã tenho prova de geografia, essa era minha duvida e meu livro estava muito complicado obrigada pela ajuda!

    Prazer,Larissa!

    Adorei o blog.Vou vim mais veses aqui!

    ResponderExcluir
  13. amei tinha um trabalho pra manhã e não sabia mais o q fazer e essa página me ajudou muito!!!obrigada

    ResponderExcluir
  14. Muito bom adorei na minha pesquisa Nota 10 pra você ^_^

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, me ajudou muito, pois tenho prova de geografia hoje. Me sauvaste...



    ResponderExcluir
  16. adoreiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. adoreiiii!! muito bom

    ResponderExcluir
  18. Prezado Professor, muito interessante e instrutivo o blog e o detalhe que aqui disponibilizo não é importante face às informações disponibilizadas. Gostaria de lembrar que as unidades de qualquer natureza nunca podem ser escritas com letras maiúsculas, a menos daquelas que se referem a nomes próprios, como Ampère, MP (Mega Pascal). Tal informação é irrelevante, friso, perante ao que foi ensinado aqui. Mas como estamos interessados em tornar todos os alunos cada vez melhores, não custa dar um "pitaco" assim que muito pode ajudar numa prova de português. Obrigada pelas excelentes informações!

    ResponderExcluir
  19. Você tem toda razão. E olha que sempre destaco isso, assim como costumo frisar que o ponto não deve ser utilizado na abreviação dessas unidades.

    Ato falho, já devidamente retificado.

    Obrigado pelo alerta e por sua valorosa participação!

    ResponderExcluir
  20. Ótimo post. Povoado e populoso são dois conceitos que muitas vezes confundem os alunos.
    Atenciosamente,
    Gabriel.
    Blog de Geografia - http://suburbanodigital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Toda vez que esqueço entro no blog para lembrar... de parabéns viu!

    ResponderExcluir
  22. tenho de fazer uma pesquisa + vc ajudou muito
    valllew

    ResponderExcluir
  23. Me ajudou muito, meu prof ate q explicou, mas n esta na apostila, ela é toda embaralhada, essa explicaçao ajudou muito, obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Estou desenvolvendo minha monografia de pós-graduanda na área de Letras e precisava muito usar um termo no qual tive dúvida durante quase 30 anos. Seu blog foi de extrema importância para meu aprendizado. Parabéns por sua forma criativa e eficaz de educar.

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigado, Beatriz!

    São comentários tão autênticos e espontâneos como o seu que nos dão ânimo para continuar em frente.

    Um grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  26. Márcio gostei muito da explicação mas quero tirar uma dúvida . O país é povoado quando numa determinada área ( km² ) tem muitos habitantes ? Tá certo ?
    Bruna.

    ResponderExcluir
  27. É isso aí, Bruna.

    O termo povoado (população relativa) diz respeito à distribuição da população por um determinado território. Ou seja, quanto maior a concentração de pessoas nessa área, maior será sua densidade demográfica, como ilustrei nos exemplos do Japão e também no do edifício de apartamentos, onde procurei destacar que essa "aglomeração" representa um grande número de habitantes por quilômetro quadrado (km²).

    ResponderExcluir
  28. nossa eu tenho aula de geografia amanha :), estou mt feliz de ter achado um site igual a esse .. Parabéns pra vcs :**

    ResponderExcluir
  29. Boa!, ajudou bastante

    ResponderExcluir
  30. Brigadão!
    Me ajudou pra caramba na pesquisa!
    :)

    ResponderExcluir
  31. muito obrigado pelas informações e parabéns pelo site ele é muito bom e me ajudou no trabalho de geografia :)

    ResponderExcluir