sábado, 12 de novembro de 2011

O que é regionalização?


Regionalizar significa dividir em regiões, de acordo com as semelhanças ou características que determinados lugares apresentam em comum.

E como não é só a localização geográfica que influencia nessa forma de organização do espaço, os mais diferentes critérios são levados em consideração para o estabelecimento dessas áreas afins, sejam eles econômicos, políticos, sociais, históricos, culturais, entre outros.

De maneira bem simplificada, vamos imaginar que uma sala de aula seja composta por 25 alunos e que o professor divida a turma em 5 grupos compostos por 5 integrantes cada.

O professor pode definir os mais variados critérios para a sua escolha: por sexo, por ordem de chamada, quem nasceu em um mês específico, os alunos mais quietos (ou os mais agitados), os de melhores notas e assim por diante, o que não deixa de ser uma forma de regionalização. Ou seja, em termos de comparação, essa divisão da classe em equipes segue os mesmos princípios da regionalização do espaço geográfico.

64 comentários:

  1. muito obrigado me ajudou muito para o pré teste de geografia amanhã

    ResponderExcluir
  2. Muito bom , me ajudou muito , obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  3. Muito bom , me ajudou bastante meesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  4. Muito bom, foi o 1° site (blog) que soube explicar bem!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz pelos agradecimentos e também me sinto imensamente satisfeito por ter conseguido transmitir o significado de regionalização de forma clara e fácil, sem muitos floreios e esnobismos.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a explicação me ajudou a entender melhor o significado.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado,ajudou muito mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pela ajuda me ajudo muito vlw.

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI ESTOU PASSADA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado cara vc é féra

    ResponderExcluir
  11. me ajudou bastante no tema de geografia vlw

    ResponderExcluir
  12. Muito boom me ajudou bastante ... Obrigadinhoo.. (:

    ResponderExcluir
  13. thank you helped me a lot to pretest geography tomorrow

    ResponderExcluir
  14. Muito bom poste mais sobre a geografia

    ResponderExcluir
  15. otimo , me ajudou bastante :)

    ResponderExcluir
  16. otimo, me ajudou muito

    ResponderExcluir
  17. me ajudou no trabalho de amanhs

    ResponderExcluir
  18. que texto maravilhoso ira me ajudar mto na prova de amanhâ

    ResponderExcluir
  19. Se vai te ajudar na prova, ótimo. Mas o meu objetivo real nem foi escrever um "texto maravilhoso" ou definir o que é regionalização; isso, uma simples busca resolve. O que eu quis, sim, foi simplificar um conceito que muitos alunos confundem.

    De resto, o negócio é prestar atenção nas aulas e estudar bastante.

    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  20. Ufa! Ate que enfim um site com resumo claro e objetivo, de forma bém fácil compreender...

    ResponderExcluir
  21. Obrigado, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  22. valeu min ajudou muiiiiiiitiiissso na prova de geografia e tirei nota booooa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! valeu aeeee

    ResponderExcluir
  23. obg. me ajudou muito para minha prova amanhã de geografia!
    DEUS OS ABENÇOOÊ

    ResponderExcluir
  24. Quais foram as etapas (ou passos) para o regionalização?

    ResponderExcluir
  25. Rafael,

    Se possível, gostaria que você fosse mais preciso na sua pergunta para que eu possa ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  26. brigado ,muito bom esse site me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  27. muito bom irá mim ajudar bastante no prevupe.

    ResponderExcluir
  28. Valeu professor voce mandou agente pesquisar sobre regionalizacao e pesquisei no tei saite valeu


    ResponderExcluir
  29. e professor mandou nós pesquisarmos o que é regionalização como tarefa e olha oque eu vi ! O site do meu professor de geografia explicando certinho !!!!
    Orgulhosa de ser sua aluna !
    beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora me senti o tal! Eu é que tenho o maior orgulho de ter alunos tão aplicados como vocês, coisa que facilita e proporciona um imenso prazer ao meu trabalho. Abraços a todos!

      Excluir
  30. Mt bom gostei do exemplo...

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigada me ajudou muito para um trablho

    ResponderExcluir
  32. legal sera que se eu usar este texto para geografia que o professor pedio eu ganho uma boa nota ?!

    ResponderExcluir
  33. Sinceramente, Amanda, não tenho como lhe dar essa resposta, mas se você aproveitar a ideia da postagem e desenvolver um texto de acordo com o conteúdo, além de compreender o assunto em si, certamente que o seu texto ficará legal.

    ResponderExcluir
  34. Obrigada agoraeu vo coloca td q eu memorizei aqui na prova de amanha

    ResponderExcluir
  35. Obrigado pelo seu conhecimento '

    ResponderExcluir
  36. qual é a regionalização mais importante atualmente ???

    ResponderExcluir
  37. Valeu cara, vai me ajudar pro simulado de amanha

    ResponderExcluir
  38. conseguiiii...uhulll

    ResponderExcluir
  39. valeu
    amanha tem prova de geografia
    muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  40. me ajudo bastante muito obrigado . to vendo que vou tirar um 10 no simulado

    ResponderExcluir
  41. muito obrigado ajudou bastante

    ResponderExcluir
  42. brigada pela resposta

    ResponderExcluir