domingo, 25 de março de 2012

Onde fica o Haiti?


Assim como acontece com a Jamaica, muita gente imagina que o Haiti fica no continente africano.

Para ser mais preciso, a antiga colônia francesa é uma país da América Central e se situa no Mar do Caribe, nas chamadas Grandes Antilhas.


Localizado na ilha de Hispaniola, juntamente com a República Dominicana, com quem faz fronteira a leste, o Haiti está bem pertinho de Cuba, das Bahamas e da própria Jamaica.

O motivo de tal confusão talvez se deva a dois fatores cruciais que esbarram em uma visão estereotipada: o Haiti possui uma população predominantemente negra e é marcado por profundos problemas políticos, sociais e econômicos, aspectos que lhe conferem o infeliz título de país mais pobre das Américas.


E por falar em confusão, achei oportuno associar a indagação levantada por esta postagem com um documentário que mostra a dura realidade de um país que – se não bastassem as dificuldades acima mencionadas – convive com as consequências do terremoto que arrasou sua capital, Porto Príncipe, e afetou diretamente a vida que já era sem maiores perspectivas de seus mais de dois milhões de habitantes.

Confira o trailer de Ninguém Sabe Onde Fica o Haiti, de Henrique Maffei.


3 comentários:

  1. Muito bom o vídeo, acabei conhecendo um pouco mais do país do meu namorado que é haitiano. gostei muito

    ResponderExcluir
  2. Vlw gente ajudou mto ! continuem assim :P *-*

    ResponderExcluir