domingo, 29 de abril de 2012

A influência cultural dos Estados Unidos


Antigamente, para que uma determinada nação submetesse outra à sua vontade, a utilização da força era fator mais do que obrigatório. Qualquer tipo de demonstração de poder era exercida através da presença de um intimidador aparato bélico no país a ser subjugado.

As armas usadas nos dias de hoje são outras, o que não significa que de vez em quando um arsenal altamente destrutivo não seja posto em ação para dar o exemplo ou dizer quem dita as regras de fato, mas nem sempre de direito.


Agora, a dominação é realizada através de ideias. Basta ligar a TV para perceber que muitas vezes isso é feito de forma sutil. Outras nem tanto.

A supremacia dos Estados Unidos, consolidada com o término da Guerra Fria (1945-1989), é praticada segundo esses princípios. Ou seja, uma eficiente combinação entre poderio militar e propagação de elementos da cultura estadunidense.


O processo de expansão territorial efetivado pela maior potência mundial da atualidade teve como base a intervenção militar como instrumento de domínio. Além de provocar desgaste e nem sempre ser encarada de forma positiva pela comunidade internacional, a mudança de estratégia, como aconteceu com a implantação das chamadas Política da Boa Vizinhança (Good Neighbor Policy) e Doutrina Truman, que tinham por fundamento a adoção de uma postura de camaradagem com aqueles contemplados pelo gesto cordial e caridoso do Tio Sam.


Se uma série de acontecimentos históricos de extrema gravidade afetava grande parte do planeta, por outro lado, os Estados Unidos souberam tirar proveito desses momentos de crise mundial para impulsionar o seu crescimento econômico.

Não só mercadorias produzidas nos Estados Unidos se transformaram em objeto de cobiça. A música, o idioma, a moda, o esporte, a publicidade, os hábitos e o próprio estilo de vida dos americanos do norte passaram a ser imitados e considerados como referencial de modernidade.

Não é a toa que o american way of life encontrou no cinema o seu principal instrumento de divulgação. Seja veiculando costumes, comportamentos e tendências, não só de merchandising vivem os filmes. Dificilmente as produções cinematográficas realizadas em Hollywood mostram o lado podre da sociedade estadunidense.


A intensificação do processo de globalização e a afirmação do capitalismo como sistema hegemônico são outros fatores que contribuíram em muito para o fortalecimento do império. E aí entram em cena as inúmeras empresas transnacionais oriundas dos Estados Unidos, que, além de fincarem a bandeira de marcas como Coca-Cola e Mc Donald’s nos mais distantes rincões da Terra, também desempenharam um importante papel na difusão dos valores americanos.


Enfim, como diz o samba de Jorge Aragão, “nem tudo o que é bom vem de fora”. Em qualquer lugar do mundo existem coisas boas e coisas ruins. Cabe a você saber tirar proveito disso.


16 comentários:

  1. entendi nada meu professor naum qer uma pesquisa ruim dessa naum

    ResponderExcluir
  2. Que pena que você não compreendeu o teor do texto. Mas não se preocupe. Estamos empatados, pois também não entendi nada do que você escreveu.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto.. Obrigado, consegui concluir minha pesquisa de História.. E quem não conseguiu entender nada, é porque não leu o texto, porque eu entendi perfeitamente!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por suas palavras. Fico satisfeito por poder ter te ajudado. Apareça sempre!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!!!!!!!! consegui fazer minha pesquisa,aleluia

    ResponderExcluir
  6. muito bom consegui terminar meu trabalho de historia ooooootttttiiiiiiimmmmmooooooooo obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto! Isso me ajudará bastante para fechar minha pesquisa de geografia e ainda me ajudou a entender melhor o assunto, muito obrigado Márcio-sensei! ^-^

    ResponderExcluir
  8. Joyce e Verônica,

    Mais do que concluir seus respectivos trabalhos, espero mesmo que vocês tenham conseguido entender melhor sobre o assunto.

    De resto, eu é que tenho que agradecer pela participação de vocês.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Só tenho a agradecer pela matéria foi de grande ajuda para mim, consegui finalmente algo consistente para agregar ao meu Tcc.

    Obrigado, Continue com o ótimo Trabalho!

    Att: Marcos Vinicius Lima

    ResponderExcluir
  10. Ótimo, consegui coletar informações importantes para minha pesquisa daqui, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. O texto está ótimo.Hoje em dia nós estamos na influência dos Estados Unidos que é uma potência muito forte no mundo.

    ResponderExcluir
  12. Adorei... é uma ótima ferramenta para a interpretação de nossa vida.. que pena que nem todos de nós veem isso... ficam se preocupando em ver coisas que não são realmente necessárias e deixam de procurar coisas sobre a nossa vida... sinto pena dessas pessoas...
    Grata, Helena

    ResponderExcluir
  13. Sábias palavras, Helena. Obrigado por sua participação!

    ResponderExcluir
  14. bom conteudo, o cara sabe doque esta falando, parabéns!!

    ResponderExcluir