sábado, 19 de maio de 2012

As diferentes formas de regionalização do continente americano


A divisão do continente americano em regiões pode ser realizada de acordo com diferentes critérios, da mesma maneira que provoca certas divergências e até confusões quanto à sua classificação.

A distribuição de suas terras e o tipo de colonização efetivado são os critérios mais comumente utilizados, mas, mesmo assim, não devemos considerar esses aspectos de forma isolada. É preciso observar a combinação de vários fatores e as peculiaridades inerentes a cada país americano, como as características étnicas, culturais, sua língua e religião.

  • Critérios físicos (localização geográfica): América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), América Central (Peninsular e Insular, da Guatemala ao Panamá, incluindo a região do Caribe) e América do Sul (da Colômbia ao extremo sul do continente).
  • Critérios humanos (aspectos históricos e culturais): América Anglo-Saxônica (Canadá e Estados Unidos) e América Latina (todo o restante do continente americano).

Só para citar alguns exemplos, muita gente imagina que o México faz parte da América Central, quando na verdade se situa na América do Norte, apesar de toda proximidade cultural com os demais países latino americanos. Por outro lado, a Groenlândia, localizada no extremo nordeste da América do Norte, pertence à Dinamarca, um país europeu.

Outros casos que devem ser considerados se referem a países como Guiana e Suriname, na América do Sul, e Belize, na América Central, países de línguas germânicas, que poderiam muito bem ser inseridos na América Anglo-Saxônica, mas que são considerados como parte integrante da América Latina.

Já com a província canadense de Quebec, de forte influência francesa, poderia acontecer justamente o contrário, assim como com alguns estados específicos localizados na porção sudoeste dos Estados Unidos.

Dá para perceber que cada um desses critérios acabam sendo direcionados para um outro, que leva em consideração o nível de desenvolvimento socioeconômico dos países americanos. A denominação América Desenvolvida (anglo-saxônica) e América Subdesenvolvida (do México para baixo) é bastante aplicada, ainda que também apresente suas falhas, pois as diferenças existentes entre países como Brasil e Haiti são muito evidentes para serem solenemente desprezadas.

Finalizando, vale ressaltar que dentro de uma região específica também podem existir algumas subdivisões, como as que consideram a área de abrangência de determinado idioma (América Inglesa, América Espanhola e América Portuguesa), a presença de um acidente geográfico (América Andina, que engloba os países sul-americanos que tem seu território cortado pela cordilheira dos Andes), de um rio ou bacia hidrográfica (América Platina, que diz respeito aos países banhados pela bacia do Rio da Prata), que influenciam fortemente nas atividades praticadas e até mesmo na identidade de seu povo.

9 comentários:

  1. Perfeito Márcio! Só lembrando que nos EUA, Canadá e México eles tem uma divisão diferente. Eles seguem a escola geográfica americana e não a européia como nós.
    Bjkas.

    ResponderExcluir
  2. Boa lembrança, Eliane!

    É sempre muito bom ter amigos tão presentes e participativos como você, que, com comentários sempre tão pertinentes e valiosos, só vem a enriquecer o conteúdo do blog.

    Falar nisso, aquele convite continua de pé. Eis aí uma boa sugestão de tema a ser abordado por você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Legal você abordar isso, Márcio. Esse é um conteúdo que trabalhamos com o 8º ano do Ensino Fundamental.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Foi exatamente isso que me fez abordar tal assunto.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. otimo ♥♥♥♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  6. existe duas formas de regionalizar a america. de acordo com a localização geografica. por favor me respoda, n entedir!

    ResponderExcluir
  7. Como disse acima:

    "Critérios físicos (localização geográfica): América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), América Central (Peninsular e Insular, da Guatemala ao Panamá, incluindo a região do Caribe) e América do Sul (da Colômbia ao extremo sul do continente)."

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada, me ajudou bastante! Sucesso ao blog!

    Abraço! Xx Isa

    ResponderExcluir